O logótipo da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho assenta na conjugação de dois elementos que identificam a natureza institucional da freguesia de Vilar de Andorinho e representam traços identitários da sua caracterização geográfica.

O elemento textual «Vilar de Andorinho» identifica, de forma inequívoca, a natureza institucional da autarquia, privilegiando a associação direta à freguesia.

O bloco gráfico superior, em tons de azul e verde, representa, em simultâneo, um retrato visual das iniciais de Vilar de Andorinho (VA) com características geográficas do território.
O traçado inicial, que culmina num ponto descendente de azul, reproduz o Rio Febros, que atravessa a freguesia e, ao longo da história, foi sempre um elemento determinante no desenvolvimento do território.

O traçado final, que flui para um ponto ascendente de verde, representa o Monte da Virgem, um dos locais mais emblemáticos da freguesia, com a sua encosta verde de pinhais e campos, facilmente identificável até de zonas distantes.

Com este traçado bidirecional, pretende-se evocar também o conceito de mobilidade, que tem assumido um papel preponderante para a afirmação da freguesia no contexto local e regional.